O sucesso de toda empresa depende das pessoas

Confira as dicas que preparamos para a gestão de pessoas

 

Todo gestor está ciente de que para obter o sucesso de uma empresa é necessário saber gerenciar pessoas. Sejam colaboradores, clientes ou fornecedores, toda empresa depende de pessoas que desempenham um determinado papel. Nessa semana, separamos algumas dicas de gestão de pessoas para sua empresa.

 

 

 

 

1 – Conheça os profissionais que trabalham com você: Existem gestores que não conhecem sua equipe. O termo “conhecer profissionais”, nesse caso, refere-se a conhecer profundamente os pontos fracos e os pontos fortes que aquele profissional possui. Quais foram as ideias, projetos e passos que ele trilhou para chegar à posição que está atualmente. Com isso, o gestor será capaz de atribuir tarefas específicas que valorizarão as habilidades profissionais da pessoa e reforçará o desempenho da sua equipe.

 

2 – Delegue funções: Ao conhecer os profissionais que trabalham na equipe ou na empresa, será necessário delegar funções. Mesmo em uma PME, delegar tarefas é muito importante. O fato de delegar funções específicas aos profissionais confiáveis permite que o empresário tenha tempo para avaliar melhor outros aspectos da empresa em nível estratégico e organizacional. Os profissionais, por sua vez, estando alinhados com os objetivos da empresa e preparados para cumprir as tarefas necessárias para alcançar as metas propostas, terão mais chance de atingir o resultado esperado.

 

3 – Participação: Estimular a participação dos profissionais em novos projetos é muito importante. Ao adotar essa postura, o profissional se sentirá motivado e novas ideias poderão surgir. Vários profissionais de RH e presidentes de empresas concordam entre si sobre a necessidade de engajar seus profissionais. Ao estimular a participação do colaborador, a interação do mesmo com a empresa e seus colegas será ainda mais constante.

 

4 – Presença: O isolamento do gestor em uma empresa ocasiona um sério risco para a equipe. Todo bom gestor está ciente de que a troca de informações e as reuniões com os colaboradores são muito importantes. Ser acessível, responder as sugestões e críticas e reunir-se com os colaboradores periodicamente para dar feedback sobre o trabalho realizado é essencial para que o colaborador saiba de sua importância dentro da equipe.

 

5 – Comemore: Se o departamento realizou algo inesperado ou alcançou a meta definida pela diretoria, ele deve comemorar. Seja através de eventos, happy hour, elogios, o importante é não deixar esse momento passar. A equipe precisa saber que é reconhecida.

  

 

Por: Taiane Martins 

25/06/2014
ShareThisLinkedInGoogle +
linha-cortepag

Outras notícias