Crescimento na área de eventos exige gerenciamento eficaz

A tendência da área de eventos é de crescimento. 

 

A necessidade do cliente que solicita algum tipo de serviço para a área de eventos tem se tornado cada vez mais diversificada. Atualmente, diversas empresas têm oferecido vários tipos de serviços para um mesmo evento, como é o caso de empresas de locação que oferecem além de plantas e flores, serviços como decoração, criação de projetos e paisagismo.

 

Nos últimos anos, as análises dos índices de crescimento da área de eventos têm apresentado resultados positivos para o mercado. Eventos como cerimônias de casamento agitam o setor desde sempre, entretanto, de acordo com as Estatísticas do Registro Civil do IBGE; só em 2012 foram realizados mais de um milhão de casamentos no Brasil, e em 2011 o setor de festas e cerimônias de casamento movimentou R$ 13,7 bilhões.

 

As exposições e diversos tipos de cerimônias empresariais e universitárias, também apresentam elevada expansão no Brasil. Cerca de 51% das 330 mil cerimônias e exposições anualmente concentram-se na região Sudeste, sendo São Paulo o estado que mais se destaca, de acordo com um estudo do Sebrae. E para suprir a necessidade dessa demanda, milhares de prestadores de serviço são contratados anualmente.

 

Para gerenciar e coordenar todos os tipos de serviços da área é necessário que a empresa em questão possua recursos para a realização de uma gestão eficiente, uma vez que o atendimento prestado irá influenciar na contratação de novos serviços. Para uma empresa de locação de plantas, que oferece serviço de decoração e paisagismo, administrar a parte de projetos e de locação torna-se uma tarefa difícil se os processos não forem bem gerenciados.

 

Como alternativa, a aquisição e o uso de softwares de gestão pode ser a solução para reduzir eventuais erros e problemas. Sistemas ERP são sistemas que integram as informações da empresa de forma a otimizar a operação dos departamentos, desde a área de prospecção, com o envio de propostas e orçamentos, até as áreas de faturamento e financeiro, em que há a necessidade de realizar pagamentos e controlar recebimentos.

 

Com o crescimento do setor de eventos, prestar um atendimento mais ágil e eficaz que o da concorrência é uma das prioridades para as empresas e o software de gestão tem proporcionado um grande auxílio. Para empresas de locação de plantas que oferecem outros tipos de serviços, o ERP PrimeStart é uma solução ideal para coordenar a gestão empresarial.

 

Com o software, é possível gerenciar o fluxo de entrada e saída dos produtos e equipamentos locados, bem como realizar o controle de estoque. Também é possível dividir os projetos e jobs, alocando determinados colaboradores para a realização dos mesmos. O faturamento também estará vinculado às informações disponibilizadas no software e será possível realizar a emissão de NF-e e ordens de serviço.

 

Quando as necessidades da empresa podem ser sanadas por um único sistema, as vantagens são inúmeras. Dos benefícios proporcionados, constam a redução de custos administrativos, assim como o aumento da eficiência e da produtividade dos departamentos, o que consequentemente se reflete no crescimento da demanda de atendimento e na chegada de novos clientes.

 

Por: Taiane Martins

24/07/2014
ShareThisLinkedInGoogle +
linha-cortepag

Outras notícias